sábado, 21 de maio de 2011

A Humilhação das COLABORACIONISTAS

Após a Libertação da França, em 1944, quase 20 mil mulheres acusadas de se relacionar com alemães durante a ocupação tiveram as cabeças raspadas em praça pública. E jamais seriam perdoadas por isso.

Em um dos célebres instantâneos do conhecido fotógrafo americano Robert Capa, uma mulher francesa é perseguida pela multidão por ter colaborado com os invasores alemães. Ela carrega um bebê nos braços.

Colaboracionista sendo perseguida.

O fotógrafo captou, naquele 18 de agosto de 1944, na cidade de Chartres, uma situação emblemática da época. Vemos que a infeliz anda no meio de uma multidão de mulheres, seguida por algumas moças e homens que a provocam. O espetáculo não é muito comum. A mulher caminha ao lado de um soldado. O uniforme confere à cena um aspecto de legalidade. Sem dúvida, está sendo levada para a prisão.




Testemunha dessa "caça às bruxas à francesa", um repórter questiona os curiosos. Eles não sabem se a mulher foi acusada de ter alguma ligação com um alemão ou de ter denunciado franceses que ouviam a Rádio Londres. Vae Victis (Ai dos vencidos!), essa é a palavra de ordem no verão de 44 numa França libertada. Era suficiente uma mulher ter tido contatos - não necessariamente íntimos - com os militares alemães para ser vítima das delações que proliferavam, para ser exposta ao desprezo público. Acusadas de colaboracionistas, milhares de mulheres foram obrigadas a desfilar pelas ruas, a maioria carecas, às vezes nuas, sob as vaias de uma multidão ensandecida.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Guerreiros CABANOS

    Era noite de festa de Reis no Brasil Império e o  povo de Belém festejava no luar.Autoridades portuguesas e famílias poderosas brindavam na noite de gala do Teatro da Providência.Do lado de fora,estava armando o palco de uma guerra anunciada.No dia 6 de janeiro de 1835.Aproveitando a distração geral pela data santa, mais de 1.000 guerrilheiros empunhado espingardas, mosquetões, foices, terça dos e espadas se escondiam nas matas  ao redor da cidade, cortada por igarapés.Moradores de Belém misturavam-se a combates vindos do interior.Chegaram á capital no começo do ano e já planejava o ataque.
    Á saída  do teatro, o presidente da província,Bernardo Lobo Souza , foi para casa da amante .Demorou a perceber o caos na cidade . Esqueirando-se pelos quintais, de casa em casa , conseguiu ficar escondido até o início do outro dia.Quando saiu á rua ,foi morto á bala por um índio tapuio.Caiu em frente ao palácio do governo,tomando pelos cabanos durante a madrugada.Comerciantes fazendeiros e intelectuais apartados das decisões na província lideraram a ofensiva do tapuios( índios que abandonaram suas tribos),negros escravos e libertos,mamelucos,cafuzos,mulatos,e também brancos .Entre tantas origens diferentes de massa que surpreendeu os soldados aliados á Regência , uma características comum batizou a revolta .Muito pobres e explorados na economia extrativistas da região , os rebeldes moravam em cabanas simples de barro,cobertas de palha.A Cabanagem (1835-40) Combateu o domínio  do Império e da  elite portuguesa  local, acostumada aos privilégios coloniais .A população buscava melhores condições de vida e reclamava  da tirania do governo do Grão-Pará,imposto pelo poder central no Rio de Janeiro .Não foi difícil para um grupo de proprietários  e religiosos cooptar os mais necessários sob a bandeira de luta pela autonomia da província .Mais próxima  de Lisboa do Sudeste,Belém resistiu a aderir ao Brasil independente .Não aceitava as ordens vindas da nova capital do império,o Rio . A instabilidade política se arrastava havia vários anos. A revolta estorou depois da morte do cônego João Batista Cmpos.Ameaçando  após sucessivas brigas públicas com Bernardo Lobo de Souza ,ele fugiu da cidade no fim de 1834.Uma infecção no rosto provocada por um acidente com uma lâmina de barbear matou o religioso enquanto ele estava foragido.Para os cabanos,a culpa era do presidente.
    Há quem compare a tomada do palácio do governo pelos cabanos á Queda da Bastilha , marco da revolução Francesa na Paris de 1789 . Era grande a presença de estrangeiros na região .A França costumava exilar prisioneiros contrários ao regime vigente na vizinha Guiana Francesa  .No livro A miserável Revolução das classes infames, o historiados Décio Freitas relato testemunho de Jean-Jacques Berthier,um exilado francês que vai a Belém e se une ao movimento. ''Na  época havia,sim,um termo do império quanto a aproximações das camadas populares, principalmente do escravos e índios, com os franceses.Mas a Revolução Francesa saiu vitoriosa,enquanto o triunfo da Cabanagem está mais na memória'',diz Eliana Ferreira, historiadora e pesquisador na Universidade Federal do Pará . A parti  de Belém , os rebeldes conseguiram manter controle da província por pouco mais um ano.
Intrigas e traições entre os líderes causaram tanto prejuízo quanto as tropas inimigas. O governo cabano nasceu de uma culminância de completar 45 dias o governo cabano já tinha um novo chefe:Francisco Vinagre,Irmão de Antônio .
 Ao todo, 3 líderes rebeldes presidiram a província .Já na primeira  gestão, uma moeda antiga passou a ser realizada e só valia no estado.Cabanos se apropriaram de casas ligadas ao antigo regime.''Em algumas  fazendas, castigaram os senhores com as mesmas torturas que havia sofrido antes. O porte de arma foi legalizado,o que dava aos cabanos a sensação de realmente pertencer a cidade. Isso tudo representava uma grande mudança no cotidiano '',diz Ferreira. Mas em nenhum momento eles conseguiram consenso em torno de um projeto viável de governo.

Ps: Contribuição da revista Aventuras da História - setembro de 2009 - Postado por Gabriele Souza

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Igreja Filipina Independente

Nascido em Batac, na provincia de Ilocos Norte, Aglipay foi um órfão criado nos campos de tabaco, nos tempos finais do domínio espanhol. Dedicou-se desde cedo á agricultura, sofrendo os abusos da exploração, a ponto de ser preso por não ter produzido sua cota de tabaco. Abandonou a agricultura e mudou-se pra Manila, onde conseguiu estudar direito no colégio de San Juan de Latrán e na Universidade de São Tomás.
Já era advogado quando decidiu tornar-se padre e, em 1883, ingressou no seminário de Ilocos Sur, ordenando-se sete anos mais tarde e servindo como vigário em diversas paróquias de Luzon.
Apesar de ser um padre católico, suas inquietações levaram-no a ingressar na maçonaria, à qual pertenciam muitos revolucionários. Ao eclodir a revolta independentista, uniu-se às forças de Aguinaldo que, em 21 de outubro de 1898, noumeou-o vigário geral militar. Publicou um manifesto pedindo aos sacerdotes filipinos que ocupassem todas as igrejas católicas abandonadas. era tão conhecido e popular que frei Bernardino Nozaleda, arcebispo de Manila, escreveu-lhe, advertindo-o de que caso persistisse em sua atitude, seria excomungado, o que finalmente aconteceu, porque Aglipay nao interrompeu seu ativismo e propôs a criação de uma nova igreja filipina, desvinculada do clero espanhol.
Um de seus primeiros seguidores foi o líder trabalhista Isabelo de los Reyes, que traduziu a bíblia em tagalo. Em busca de uma solução para o impasse, o arcebispo Nozaleda enviou uma mensagem propondo-lhe perdão, a nomeção como arcebispo católico e uma soma em dinheiro, se ele retornasse à fé católica. Aglipay não apenas se negou a negociar, como fundou a Igreja Filipina Independente.
Em 1902, após a independência, foi nomeado o primeiro bispo de sua igreja e celebrou sua primeira missa, em 26 de outubro, iniciando uma campanha de propagação pelas ilhas. A Igreja Filipina Independente, também chamada Igreja de Aglipay, recebeu apoio de Miguel Morayta Sagrario, grão-mestre da maçonaria espanhola, não reconheceu a autoridade do papa, aboliu o celibato de seus sacerdotes e substituiu o latim pelas velhas línguas vernáculas, ainda que usasse o termo espanhol "eucaristia".
Aglipay casou-se e, nos 30 anos seguintes, lutou pela independência das Filipinas, candidatando-se sem êxito, as eleições presidenciais de 1935. Faleceu em 1º de Stembro de 1940.

Aglipay fundador da Igreja Filipina Independente.


Ps: Contribuição da coleção de aniversário da 2GM da editora Abril/peço desculpa aos leitores pois ultimamente venho utilizando textos de outros autores, faço o mesmo pois estou correndo contra o tempo para encerrar um período da universidade...!!!          

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Múmias "cardíacas"

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e do Egito anunciou que uma princesa do tempo dos faraós, que viveu há 3,5 mil anos, se tornou a mais antiga pessoa já diagnosticada com uma doença no coração.
Os cientistas, das Universidades da Califórnia e de Al-Azhar, do Cairo, realizaram no Egito exames de tomografia computadorizada em 52 múmias para descobrir mais sobre a saúde delas antes de morrer.
Uma das conclusões foi que, se a princesa Ahmose-Meryet-Amon estivesse viva, precisaria passar por uma cirurgia no coração. Os estudiosos encontraram indícios de aterosclerose (acúmulo de placas com gordura nas paredes internas) em artérias coronárias da múmia.
No total, em quase metade das múmias, os cientistas encontraram sinais da doença.
Segundo os pesquisadores, a descoberta de uma múmia tão antiga como a de Ahmose-Meryet-Amon com o problema indica que os males do coração, tão comuns na atualidade, antecedem em muitos séculos o estilo de vida moderno, a quem especialistas associam a proliferação da aterosclerose.

Nobreza
A princesa Ahmose-Meryet-Amon era de uma família nobre do Egito antigo. Ela viveu em Tebas, onde atualmente é a cidade de Luxor (sul do Egito), a partir de 1580 a.C. e morreu quando tinha cerca de 40 anos.
"Não havia eletricidade ou gás naquela época, então, presumimos que ela teve um estilo de vida mais ativo", disse Gregory Thomas, da Universidade da Califórnia.
"A dieta dela era significativamente mais saudável do que a nossa. Ela teria se alimentado de frutas e vegetais e os peixes eram abundantes no Nilo naquela época."
"A comida seria orgânica, e não havia gordura trans ou cigarro disponíveis naquela época", acrescentou.
"Mesmo assim, ela tinha estes bloqueios (nas artérias). Isto sugere que existe um fator de risco para doenças cardíacas que não foi detectado, algo que causa (estas doenças), mas ainda não sabemos o bastante a respeito", afirmou Thomas.

Sem patrocínio
Os pesquisadores afirmam que as descobertas não devem desacreditar as dietas e estilo de vida mais saudáveis.
"Algumas pessoas sugeriram que uma rede de lanchonetes está patrocinando nossas expedições ao Egito. Isto não é verdade", afirmou Gregory Thomas.
"Estamos apenas dizendo que nossa princesa egípcia de 3,5 mil anos atrás mostra que doenças cardíacas podem ser parte do que é ser humano."
"Devemos fazer tudo o que pudermos para evitar problemas, mas não há razão para se culpar se você precisa de cirurgia cardíaca."
O trabalho da equipe de pesquisadores está paralisado agora, devido aos confrontos e instabilidade política no Egito. Mas eles esperam fazer mais expedições ao país se o novo governo autorizar.
Ps: Retirado do BBCBrasil.com/Título foi modificado.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Manzanar

Na realidade não era só a Alemanha Nazi que tinha Campos de Concentração, onde isolavam minorias étnicas, a URSS tinha os Gulags de Stálin. Na 2ª Guerra Mundial, após o ataque à base naval de Pearl Harbor, os Estados Unidos da América criaram campos de concentração onde “alojaram” 120 000 pessoas na sua maioria de nacionalidade ou de origem japonesas, mas também italianos e alemães. 


As instalações construídas sob medidas extremas de segurança tinha muros que os cerdavam e fechavam com alambrados de espinho, vigiados por guardas armados, e situados em paragens afastadas de qualquer centro populacional. As tentativas de abandono do campo resultaram ocasionalmente no abatimento dos reclusos.
  



sábado, 14 de maio de 2011

Os Aliados e suas esposas

Por trás de um "Grande Homem" existe sempre uma grande mulher, isso é o necessário a se dizer nessa postagem.
"GRANDES" HOMENS.


GRANDES MULHERES.

As falsas Libras de Cícero.

O espião, que tinha como nome verdadeiro Elyeza Bazna, era albanês, nascido em 1904. No início da segunda Guerra, vivia em Ancara e trabalhava como motorista nas embaixadas dos EUA e do Reino Unido. com sua fluência em vários idiomas e sua habilidade de relacionamento pessoal, em pouco tempo ganhou confiança no círculo diplomático aliado. Trabalhando na embaixada britânica como mordomo, tornou-se criado doméstico do embaixador britânico. Aproveitando-se de suas funções decidiu vender-se aos alemães.
Graças aos descuidos do embaixador, Cícero conseguiu uma cópia da chave do cofre onde eram guardados importantes documentos secretos. o espião propôs passar informações aos alemães em troca de grandes somas de dinheiro, alertando que, se eles recusassem sua ajuda, ele a ofereceria aos soviéticos.
Após negociar com Berlim, recebeu sinal verde para agir, mas foi pago, quase em sua totalidade com LIBRAS FALSAS. Assim, de outubro de 1943 até abril de 1944, Cícero passou para Franz Von Papen, embaixador alemão na Turquia, fotografias de todos os documentos guardados no cofre da embaixada britânica, incluindo as atas das conferências de Teerã e do Cairo - em que se confirmava que o desembarque na França, sob o nome de operação Overlord, estava previsto para acontecer em maio de 1944.
No entanto, as fortes rivalidades no ministério de assuntos exteriores do Terceiro Reich e os serviços de informação fizeram que seus dados fossem, de início, negligenciados. Somente após o bombardeio de Sófia, em janeiro de 1944, avisado por Cícero com antecedência, suas informações passaram a ser consideradas valiosas. No entanto, uma espiã alemã que trabalhava para os aliados no ministério de assuntos exteriores em Berlim alertou sobre o vazamento de informações em Ancara, mesmo sem conhecer a origem exata deste. Assim, a carreira de Cícero chegava ao fim em abril, quando ele teve de fugir porque um contato seu da embaixada alemã desertou para o lado dos aliados.
Cícero foi para Lisboa e de lá para a América do Sul, onde chegou com as 300 mil libras que havia acumulado. tentou investi-las, mas descobriu que eram falsas. ele retornou para a Alemanha e vi-se obrigado a viver de forma simples e modesta até sua morte em 1970.

    
x

Ps: Contribuição da edição de aniversário da 2GM da editora Abril.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Segunda Guerra em Cores.

Na última postagem das Fotos Históricas eu havia prometido que começaria uma nova série de postagens, e é o que vou fazer de hoje até domingo colocarei fotos coloridas dos mais variados conflitos e momentos da Segunda Guerra Mundial (II GM).

Hitler quando conquista a França.

Soldado alemão sofre com o frio na frente oriental.

A coletividade de um exército, um soldado que teve o braço arrancado em combate é amparado por colegas.

É notório a eficácia de um lança chamas.









Frente Oriental.

Frente Oriental.

Frente Oriental.



Tanque Sherman com lança chamas.

Lançador de Foguetes dos aliados.

Avião da marinha brasileira.

Avião japonês abatido por americanos.

As iluminuras

Durante 700 anos, a produção artística ocidental dependeu do crivo da igreja católica. Sem o aval dos religiosos, quase nada podia ser feito. mas isso não quer dizer que não houve produções artísticas.
Manifestações variadas, espalhadas pela europa, nas franjas ao norte do continente ou ainda nos limites com o oriente, são a prova de que a arte sofreu profundas modificações e apresentou aspectos evolutivos consideráveis durante a idade média. exemplos claros dessa modificação artística foram as pinturas, ourivesaria e a decoração de livros (Iluminuras) e é sobre essa ultima a qual o post foi destinado.    

Iluminuras - Iluminura  é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais.

Muitas vezes essas iluminuras eram utilizadas para ir de encontro ao que igreja falava, ai você pergunta, como iam de encontro com os preceitos da igreja se elas eram feitas muitas vezes por ordem da igreja católica...?

Ai é a hora em que eu respondo: Quem disse que todos que compunham a igreja católica eram a favor de suas medidas, muitas vezes monges insatisfeitos colocavam iluminuras que criticavam a figura do papa.

Iluminura mostra a busca da igreja por um rei asiático cristão.


Bíblia dos Jerónimos, iluminuras bastante "requintadas".

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A medicina e suas particularidades.

Quando o médico grego Sorano de Éfeso recebia pacientes deprimidos ou agitados demais em seu consultório, ele não tinha dúvida do que receitar ao paciente: "ir tomar banho e beber água" esse era o remédio, mas se engana quem pensar que era qualquer água, o médico indicava ao paciente que bebesse água da fonte que ficava perto de Roma. Sorano era um visionário: sabe-se hoje que a fonte onde ele indicava o banho aos pacientes era rica em lítio, o principal medicamento para tratar distúrbio bipolar.


sábado, 7 de maio de 2011

Expressões idiomáticas o que seria de nós sem elas???

As expressões idiomáticas..., o que seria de nós se não pudéssemos emprega-las...??? e o que utilizaria-mos para subistituir as mesmas...??? em fim algo tão importante nós devemos saber de onde vieram e se originaram..., mas se não soubermos existe o CD História para contar...!!! Agora vou explicar duas delas..., "Sair a francesa" e "Cavalo paraguaio".

  • "Sair à francesa"- Quando alguém vai saindo de fininho, dizemos que essa pessoa "saiu à francesa". o único consenso a respeito da origem da expressão é que ela já era usada desde o século XVIII em Portugal. Décadas mais tardes especialistas descobriram que a expressão era uma derivação da palavra "franquia", um imposto sobre exportação cujo o pagamento agilizava a saída das mercadorias dos portos. Uma segunda pesquisa revela que a expressão surgiu na época em que a língua francesa era muito pouco conhecida em Portugal. por isso dava no mesmo deixar uma reunião sem se despedir ou dizendo "Adieu", pois mesmo que falassem a maioria dos portugueses não entenderiam.

  • "Cavalo paraguaio"- Essa ai é pra quem é fã de futebol, alguém que gosta de futebol já ouviu falar ou já falaram "cavalo paraguaio" com um time que começou um campeonato já ganhando as partidas, mas no decorrer do tempo perde desempenho ao longo do campeonato. A expressão surgiu no turfe, que utilizava a frase com o mesmo sentido da é empregado no futebol, ai surge uma pergunta porque cavalo paraguaio..??? a nacionalidade dada aos cavalos e aos times de futebol vem da fama que demos aos produtos oriundos do Paraguai, seriam objetos que começam a funcionar bem no começo e depois logo quebram, ou falham   

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fotos Históricas



Olá pessoal tendo em vista a grande quantidade de acessos do post sobre as Fotos Históricas I e II eu resolvi repetir a dose, agora com novidades...!!!

General Zukov, comandou a invasão soviética na Alemanha.

Construção da torre Eifel.

Hitler e Pio XII.
O crime de guerra dos Aliados, bombardearam Dresden.

Dresden bombardeada.

Painel com os comunistas mais famosos do mundo, entre eles está Stalin e outros...


P-47 da FAB, Força para combater, ORGULHO DO MEU PAÍS.

FAB, exemplo de FORÇA.

Simplesmente PICASSO (não é necessário dizer nada mais).

Hitler e Stauffenberg (de fardamento mais claro)

Soldado taleban mostra as estátuas do Buda destruidas possivelmente por misseis Katyusha...!!!


Perguntem a Stálin o que ele fez com TROSKY.

Outra estátua destruida pelos talebans.

Sir Winston Churchil, o britânico que era mais detestado  passou a ser adorado.

Essas três ultimas é uma surpresa para um novo post chamado as cores da guerra...!!!