sábado, 11 de junho de 2011

Conflitos Territoriais


Conflitos Territoriais

Rafael Sousa

            Muitos conflitos que ocorrem pelo mundo são derivados de questões territoriais, como exemplo temos o conflito Árabe-Israelense, Hindu-Paquistanês, o do “País” curdo entre outros, todos esses são derivados de questões territoriais, mas além das questões puramente de território existem outros fatores que contribuem para a eclosão de alguns conflitos, fatores como culturais e os naturais.
O conflito que mais engloba todos os três pontos de ocorrência é o Árabe-Israelense, esse “embate” entre Árabes versus Judeus iniciou-se em 1948 com a proposta da ONU em criar dois estados, um Árabe e um Judeu, para a criação destes estados seria necessário o a divisão da colônia britânica chamada de Palestina em dois estados, os Árabes rejeitaram essa proposta, mas os líderes sionistas a aceitaram e no dia 14 de maio declararam a independência do estado Israelense, em 15 de maio, uma coalizão de países Árabes liderados por Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque, declararam guerra aos recém criado estado, estava INICIADO um conflito que perduraria até os dias atuais.
Esses dois estados estão fadados a jamais dividirem seus territórios pois apresentam religiões diferentes, línguas diferentes, costumes diferentes e percepções de vidas diferentes, atualmente se é impossível trazer a paz a esses dois povos, pois Israel se expande dia a após dia e não tem interesse em retroceder suas fronteiras, já os Árabes alegam que estavam no território primeiro e os judeus é que são invasores de sua pátria.  
Como já se foi dito, inúmeros outros fatores contribuem para a eclosão desse conflito, ideologias religiosas dão um caráter violento ao mesmo, os Árabes lutam por sua causa (não importa como lutem) os judeus afirmam que aquela terra é a terra prometida e não irão retroceder, fatores naturais concedem ainda mais violência a tal conflito, uma das poucas regiões que apresentam uma pequeno grau de recurso hídrico é a Faixa de Gaza, que nesse momento é alvo de confrontos militares, pois todo o ser vivo necessita de água pra sobreviver, e esses dois povos lutam por esse recurso.
Acima foi tratado o conflito Árabe-Israelense, outro que se assemelha a ele é o Hindu-Paquistanês, outra colônia britânica que após a independência aderiu a “escalada de conflitos”.
Indianos (Hindus) e Paquistaneses se digladiaram por bastante tempo, ambos em busca do controle de um local chamado Caxemira, essa busca de controle por esse território se reflete única e exclusivamente por questões religiosas, não há na caxemira recurso natural fundamental a vida que demonstre esse interesse de ambos os povos por essa localidade, a própria palavra Caxemira significa terra sem água. A questão religiosa é determinante nesse conflito, pois povos de religiões diferentes reivindicam a mesma área, eles são Muçulmanos (Paquistaneses) e Hindus (Indianos).
Um fator “determinante” é a utilização de armas nucleares por ambos os países tanto Islamabad quanto Nova Déli comandam um arsenal nuclear que se fossem utilizados colocariam em risco a vida de inocentes civis.  
Outro conflito bastante recorrente que pede nossa atenção é o do “País Curdo”, que não é um país propriamente dito, os curdos se espalharam por Irã, Iraque, Síria, Turquia, Armênia e Geórgia, esse povo pede a independência dos territórios que eles estão para que seja formado o estado Curdo, mas nenhum dos países a qual eles estão espalhados aceitam tal pedido.    
Saddam Hussein tentou resolver o problema curdo com uma forma bastante interessante, Saddam não tinha interesse em dar parte do território iraquiano aos Curdos então ele tentou fazer com que os Curdos desaparecessem de seu país, Saddam iniciou o bombardeio com armas químicas sobre a cidade de Halabja tentando matar a população local, esse fenômeno ficou conhecido como Massacre de Halabja ou Sexta-feira sangrenta.
O conflito do país curdo se enquadra nos fatores territoriais, culturais e étnicos, mostrando mais uma vez que os conflitos derivam de inúmeros fatores.        
 Todos os três conflitos explanados mostram que todos apresentam uma relação incomum quanto aos fatores que causaram os mesmos, sejam eles territoriais, naturais, culturais, religiosos e etc. Não se é possível determinar uma causa especifica para um conflito, mesmo ele alegando que é uma questão territorial ou outra qualquer sempre existe um outro fator por trás desse, é o que o corre com o conflito da caxemira.