sábado, 30 de abril de 2011

O mau cheiro veio nas caravelas.

O que há em comum entre um indiano, quando Vasco da Gama chega a Ásia em 1498, e um índio da costa atlântica brasileira, em 1500 quando Cabral chegou no Brasil? Ambos os nativos puderam sentir o mau cheiro dos navegadores portugueses. Sem banho ou algo parecido, Gama estava a bordo fazia 10 MESES, enquanto Cabral passara um mês e meio no oceano.
Os hábitos de higiene sul-americano pareciam bastante exóticos (para não se dizer estranho) na visão dos europeus: os índios tupi tomavam de 10 a 12 banhos diários, entre mergulhos em rio ou no mar. do outro lado do atlântico estavam os indianos que se lavavam de manha e à noite, utilizavam pastas e pós perfumados.
Índios se banham em rio 
Outros povos antigos tinha um caráter de extrema limpeza, os egípcios tomavam banhos com sabão, óleos e gorduras aromatizadas, e combatiam o mau odor depilando o corpo.

Terma Romana
Os romanos enganavam o mau cheiro pondo almofadas perfumadas debaixo das axilas, também não se pode negar o caráter bastante higiênico dos romanas, tomavam banhos nas termas e passavam azeite no corpo com o objetivo higiênico.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário