sábado, 14 de maio de 2011

As falsas Libras de Cícero.

O espião, que tinha como nome verdadeiro Elyeza Bazna, era albanês, nascido em 1904. No início da segunda Guerra, vivia em Ancara e trabalhava como motorista nas embaixadas dos EUA e do Reino Unido. com sua fluência em vários idiomas e sua habilidade de relacionamento pessoal, em pouco tempo ganhou confiança no círculo diplomático aliado. Trabalhando na embaixada britânica como mordomo, tornou-se criado doméstico do embaixador britânico. Aproveitando-se de suas funções decidiu vender-se aos alemães.
Graças aos descuidos do embaixador, Cícero conseguiu uma cópia da chave do cofre onde eram guardados importantes documentos secretos. o espião propôs passar informações aos alemães em troca de grandes somas de dinheiro, alertando que, se eles recusassem sua ajuda, ele a ofereceria aos soviéticos.
Após negociar com Berlim, recebeu sinal verde para agir, mas foi pago, quase em sua totalidade com LIBRAS FALSAS. Assim, de outubro de 1943 até abril de 1944, Cícero passou para Franz Von Papen, embaixador alemão na Turquia, fotografias de todos os documentos guardados no cofre da embaixada britânica, incluindo as atas das conferências de Teerã e do Cairo - em que se confirmava que o desembarque na França, sob o nome de operação Overlord, estava previsto para acontecer em maio de 1944.
No entanto, as fortes rivalidades no ministério de assuntos exteriores do Terceiro Reich e os serviços de informação fizeram que seus dados fossem, de início, negligenciados. Somente após o bombardeio de Sófia, em janeiro de 1944, avisado por Cícero com antecedência, suas informações passaram a ser consideradas valiosas. No entanto, uma espiã alemã que trabalhava para os aliados no ministério de assuntos exteriores em Berlim alertou sobre o vazamento de informações em Ancara, mesmo sem conhecer a origem exata deste. Assim, a carreira de Cícero chegava ao fim em abril, quando ele teve de fugir porque um contato seu da embaixada alemã desertou para o lado dos aliados.
Cícero foi para Lisboa e de lá para a América do Sul, onde chegou com as 300 mil libras que havia acumulado. tentou investi-las, mas descobriu que eram falsas. ele retornou para a Alemanha e vi-se obrigado a viver de forma simples e modesta até sua morte em 1970.

    
x

Ps: Contribuição da edição de aniversário da 2GM da editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário