quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Igreja Filipina Independente

Nascido em Batac, na provincia de Ilocos Norte, Aglipay foi um órfão criado nos campos de tabaco, nos tempos finais do domínio espanhol. Dedicou-se desde cedo á agricultura, sofrendo os abusos da exploração, a ponto de ser preso por não ter produzido sua cota de tabaco. Abandonou a agricultura e mudou-se pra Manila, onde conseguiu estudar direito no colégio de San Juan de Latrán e na Universidade de São Tomás.
Já era advogado quando decidiu tornar-se padre e, em 1883, ingressou no seminário de Ilocos Sur, ordenando-se sete anos mais tarde e servindo como vigário em diversas paróquias de Luzon.
Apesar de ser um padre católico, suas inquietações levaram-no a ingressar na maçonaria, à qual pertenciam muitos revolucionários. Ao eclodir a revolta independentista, uniu-se às forças de Aguinaldo que, em 21 de outubro de 1898, noumeou-o vigário geral militar. Publicou um manifesto pedindo aos sacerdotes filipinos que ocupassem todas as igrejas católicas abandonadas. era tão conhecido e popular que frei Bernardino Nozaleda, arcebispo de Manila, escreveu-lhe, advertindo-o de que caso persistisse em sua atitude, seria excomungado, o que finalmente aconteceu, porque Aglipay nao interrompeu seu ativismo e propôs a criação de uma nova igreja filipina, desvinculada do clero espanhol.
Um de seus primeiros seguidores foi o líder trabalhista Isabelo de los Reyes, que traduziu a bíblia em tagalo. Em busca de uma solução para o impasse, o arcebispo Nozaleda enviou uma mensagem propondo-lhe perdão, a nomeção como arcebispo católico e uma soma em dinheiro, se ele retornasse à fé católica. Aglipay não apenas se negou a negociar, como fundou a Igreja Filipina Independente.
Em 1902, após a independência, foi nomeado o primeiro bispo de sua igreja e celebrou sua primeira missa, em 26 de outubro, iniciando uma campanha de propagação pelas ilhas. A Igreja Filipina Independente, também chamada Igreja de Aglipay, recebeu apoio de Miguel Morayta Sagrario, grão-mestre da maçonaria espanhola, não reconheceu a autoridade do papa, aboliu o celibato de seus sacerdotes e substituiu o latim pelas velhas línguas vernáculas, ainda que usasse o termo espanhol "eucaristia".
Aglipay casou-se e, nos 30 anos seguintes, lutou pela independência das Filipinas, candidatando-se sem êxito, as eleições presidenciais de 1935. Faleceu em 1º de Stembro de 1940.

Aglipay fundador da Igreja Filipina Independente.


Ps: Contribuição da coleção de aniversário da 2GM da editora Abril/peço desculpa aos leitores pois ultimamente venho utilizando textos de outros autores, faço o mesmo pois estou correndo contra o tempo para encerrar um período da universidade...!!!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário