sexta-feira, 13 de maio de 2011

As iluminuras

Durante 700 anos, a produção artística ocidental dependeu do crivo da igreja católica. Sem o aval dos religiosos, quase nada podia ser feito. mas isso não quer dizer que não houve produções artísticas.
Manifestações variadas, espalhadas pela europa, nas franjas ao norte do continente ou ainda nos limites com o oriente, são a prova de que a arte sofreu profundas modificações e apresentou aspectos evolutivos consideráveis durante a idade média. exemplos claros dessa modificação artística foram as pinturas, ourivesaria e a decoração de livros (Iluminuras) e é sobre essa ultima a qual o post foi destinado.    

Iluminuras - Iluminura  é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais.

Muitas vezes essas iluminuras eram utilizadas para ir de encontro ao que igreja falava, ai você pergunta, como iam de encontro com os preceitos da igreja se elas eram feitas muitas vezes por ordem da igreja católica...?

Ai é a hora em que eu respondo: Quem disse que todos que compunham a igreja católica eram a favor de suas medidas, muitas vezes monges insatisfeitos colocavam iluminuras que criticavam a figura do papa.

Iluminura mostra a busca da igreja por um rei asiático cristão.


Bíblia dos Jerónimos, iluminuras bastante "requintadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário